
Exemplo de realese:
Técnicos avaliam entorno do reservatório da Usina Passo São João
A Eletrosul iniciou na quarta-feira (18/02), um estudo para elaborar um diagnóstico para o Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório que será criado com a construção da Usina Hidrelétrica Passo São João (UHE), que a empresa está construindo em Roque Gonzales (RS).
Técnicos da empresa Ecossis Soluções Ambientais, responsável pelo estudo, visitaram algumas localidades, acompanhados pela coordenadora dos programas sócio-econômicos da Eletrosul, Soraya Nór, e do coordenador do escritório de Roque Gonzales, Alberi Noronha. De acordo com a Ecossis, primeiramente será feito o diagnóstico da área. Esta espécie de raio-x do local é um passo crucial para a elaboração do Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório, um dos 21 programas ambientais que a obra da usina contempla.
A coordenadora Soraya revela que houve um plano preliminar para a Conservação e Uso do Reservatório realizado no ano de 2006. Porém, como a realidade mudou com o avanço do trabalho, os técnicos agora realizam uma revisão do que foi feito, atualizando e complementando com novas ações além das previstas.
Gustavo Duval Leite, da Ecossis, lembra que o prazo previsto para a elaboração do plano é de aproximadamente um ano, pois, após o diagnóstico, serão realizadas também audiências publicas tanto com prefeituras quanto com moradores atingidos pela barragem. Nas próximas visitas da equipe, previstas para o mês de março, a Ecossis pretende trazer também geólogos e biólogos.
Os integrantes da Ecossis ainda se reuniram com o prefeito de Roque Gonzales, João Scheeren Haas; secretário municipal de Agricultura Révis Moura e da Administração Fernando Mattes; acompanhados de membros da Eletrosul no escritório da empresa em Roque Gonzales.
Termo
O Plano de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório irá culminar em um conjunto de diretrizes e proposições sugeridas aos municípios envolvidos com o objetivo de disciplinar os usos múltiplos da água e do entorno.
Este Plano será elaborado com base no termo de referência emitido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para planos de conservação de reservatórios artificiais; pela determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para gestão sócio-patrimonial de reservatórios de usinas hidrelétricas; e também pela resolução Conama 302/2002, que determina para turismo e lazer o uso de, no máximo, 10% da área do entorno do reservatório.
O objetivo é conciliar as modificações provocadas nas áreas do entorno da usina com a preservação ambiental e patrimonial, buscando as condições ideais de geração de energia, conservação e segurança.. Além de Roque Gonzales, o Reservatório envolve os municípios de São Pedro do Butiá, Rolador, São Luiz Gonzaga e Dezesseis de Novembro.
Alberi Noronha (Eletrosul), Samuel de Souza (Ecossis), Soraya Nór (Eletrosul), Gustavo Leite (Ecossis) e o morador Lairton Haas, durante visita a propriedades no município de Roque Gonzales
Reunião com integrantes da Eletrosul, Ecossis e da Prefeitura de Roque Gonzales
Créditos: Fábio Ritter
2 comentários:
Daí tchê! Cara, tu sabe se esta usina vai ser operada por funcionários da eletrosul? Quantos operadores a eletrosul vai lotar na usina? Ou a operação vai ser telecomandada ou terceirizada? Se puderes me responder em ruih@ceee.com.br, agradeço!
Ola Fabio, eu sou sua leitora há muitos anos, desde que vc tinha um blog no uol ( zip.net) isso faz uns 5 ou 6 anos, depois vc viajou para o exterior e perdi seu contato.Na epoca seus amigos que comentavam por lá eram o Gabriel de Caxias do Sul, a Marjorie, o Santo Mario, etc. Gostaria que vc me enviasse um contato seu, um e-mail. Meu e-mail é mrs_mel@hotmail.com
Abraços. Mel
Postar um comentário